Cerca de vinte prefeitos do interior foram à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pedir ajuda para manutenção do recurso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) aos municípios.
Nesta terça-feira (14), durante reunião com os deputados, os prefeitos pediram a manutenção dos 15% do FTI, na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.
O presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Jair Souto, explicou que o Fundo se tornou essencial para o atendimento na saúde à população do interior.
Os deputados se comprometeram em buscar uma solução junto ao Governo do Estado.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), esclareceu que o FTI é uma matéria que tramita independente da LOA. Isso significa que não precisa ser aprovada antes do recesso para ser executada em 2022.
“O FTI foi aprovado em 2021 para execução de 2021. Se não entrarmos em consenso, podemos votar em 2022 para execução em 2022. Temos que ter cautela, dialogar com o Executivo. Levaremos uma comissão de prefeitos ao Executivo e entraremos em consenso do que é melhor para o Estado”, explicou.
FTI
O Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento (FTI) foi criado para incentivar o turismo e desenvolvimento no interior do Estado.
Nos últimos anos, o recurso foi usado como uma estratégia para aumentar o financiamento dos municípios na área da saúde, em especial nas ações de combate ao novo coronavírus.