Justiça cassa vereadores do PT por fraude de gênero no AM

Decisão anula votos da federação em Alvarães

Compartilhe

Ver resumo
  • Justiça cassou vereadores do PT em Alvarães por fraude de gênero.
  • Decisão envolve candidaturas femininas fictícias sem campanha.
  • Votos da federação foram anulados e serão redistribuídos.
  • A fraude na cota de gênero comprometeu o quociente eleitoral.

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores eleitos pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) no município de Alvarães, no interior do Amazonas, por fraude na cota de gênero. A decisão foi publicada nesta semana pelo juiz Igor Caminha Jorge, da 60ª Zona Eleitoral.

Foram cassados Gregson Brendo Gonçalves Rodrigues (PT), conhecido como Guegué, o mais votado da cidade com 714 votos, e Maurício Cruz de Souza (PT), o Mauca, que obteve 310 votos. A ação foi movida por Getúlio Guimarães da Gama, candidato derrotado em 2024.

Fraude na cota de gênero e inelegibilidade

Segundo a denúncia, o grupo teria lançado candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir a exigência legal de 30% de mulheres nas chapas proporcionais. As candidatas Andreliana Silva Façanha e Anaile Lima de Castro foram citadas como exemplos: a primeira recebeu três votos e a segunda, nenhum.

O juiz afirmou que as duas foram incluídas apenas para “viabilizar a candidatura de companheiros de partido” e não realizaram campanha, nem prestaram contas. Ambas foram declaradas inelegíveis por oito anos.

Partido envolvido e consequências eleitorais

A sentença destacou que a fraude ocorreu dentro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), integrante da federação, que não atingiu o mínimo de candidaturas femininas válidas. Uma das investigadas chegou a ser presa por tráfico de drogas dias após a eleição.

“Fica claro que a candidatura foi instrumentalizada unicamente para atender à exigência legal de percentual mínimo de gênero, sem qualquer propósito real de disputa eleitoral”, afirmou o juiz.

Com a decisão, os votos da federação foram anulados e o TRE-AM deverá redistribuir as vagas entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral em Alvarães.

Últimas Notícias

TJAM autoriza sete investigações contra David Almeida

Wilson Lima anuncia pacote de valorização dos servidores do Amazonas

Congresso aprova isenção do IR sem prazo de validade

Corpatilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore