Ver resumo
- TJAM lançou cartilha para combater golpes em idosos no Amazonas.
- Material orienta sobre fraudes como empréstimos falsos e WhatsApp clonado.
- Cartilha recomenda cuidados com contatos digitais e ofertas vantajosas.
- A palavra-chave “golpes financeiros em idosos” é central no conteúdo.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou nesta quarta-feira (27/08) a Cartilha de Proteção contra Fraudes para a Pessoa Idosa. A iniciativa busca orientar a população sobre os principais golpes financeiros que afetam especialmente os idosos no estado.
Com o aumento de fraudes envolvendo aposentados e pensionistas, o material reúne informações práticas sobre como identificar e evitar prejuízos. Entre os crimes mais comuns estão a clonagem de WhatsApp, empréstimos fraudulentos e boletos falsos.
Leia Mais:
Golpes mais frequentes no Amazonas
Segundo o juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, idealizador da cartilha e titular do 3º Juizado da Fazenda Pública Estadual e Municipal, os golpes mais recorrentes envolvem falsas centrais de atendimento bancário e intermediação de empréstimos.
“São muitos os casos que chegam ao Judiciário, não apenas envolvendo pessoas idosas, mas também outros grupos considerados hipervulneráveis”, afirmou o magistrado.
Cuidados com contatos digitais
O juiz alerta que os criminosos usam principalmente meios digitais para aplicar os golpes. “O maior conselho é que desconfiem de todo e qualquer contato feito através do meio digital”, disse. Ele recomenda que, ao precisar de atendimento bancário, o idoso vá pessoalmente à agência.
A cartilha também destaca que, no Amazonas, leis estaduais proíbem o telemarketing ativo para oferta de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.
Como agir em caso de fraude
O material orienta que, em caso de golpe, a vítima deve procurar imediatamente o banco, registrar um boletim de ocorrência e acionar os órgãos de defesa do consumidor.
Entre os golpes listados estão:
- Falsa intermediação de empréstimo: promessa de reduzir juros, mas gera novo contrato em nome da vítima.
- Portabilidade fraudulenta: transferência enganosa que gera dívida duplicada.
- Golpe do falso parente: mensagens pedindo dinheiro por WhatsApp de números desconhecidos.
- Boletos falsos: pagamentos desviados para contas de criminosos.
- Cartão clonado com retirada em casa: motoboys enviados por golpistas se passando por bancos.
Outros materiais disponíveis
Além da nova cartilha, o TJAM já disponibilizou outros três guias: Guia Básico do Consumidor: Proteja-se contra golpes digitais, Check-In de Direitos e Guia Básico do Consumidor – 3ª edição, que trata do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e fraudes no Pix.
“O próximo tema da cartilha ainda é surpresa, mas logo estará disponível com mais dicas”, adiantou o juiz Flávio Albuquerque.
Baixe a cartilha
Últimas Notícias
Motta cumpre acordo e pacote da impunidade pode ser votado hoje
Carla Zambelli seguirá presa na Itália após audiência
PF indicia cinco por corrupção e crime eleitoral no AM