Projeto pretende evitar desastres naturais causados por fenômenos meteorológicos

Compartilhe

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) vai apresentar uma indicação ao Governo do Estado de um projeto que poderá evitar desastres naturais causados por fenômenos meteorológicos.

O “Projeto de Monitoramento por Calhas” pretende antecipar fenômenos meteorológicos. Dessa forma, será possível proteger a população de desastres naturais e reduzir perdas econômicas.

A proposta é uma iniciativa da Dra. Patrícia Guimarães,  presidente do Núcleo Regional do Amazonas da Sociedade Brasileira de Meteorologia (NRAM/SBMET).

Ela explica que o poder público poderia fazer um alerta antecipado se houvesse um profissional de meteorologia nos municípios do interior.

Eventos como o fenômeno La Niña também poderiam ser antecipados. Isso iria reduzir problemas causados pelo aumento de chuvas e consequente elevação da cota dos rios. 

“A proposta se baseia justamente em utilizar o que já se tem disponível, que são os radares meteorológicos espalhados no Amazonas, que podem realizar uma previsão de curtíssimo prazo, prevendo com antecedência, eventos severos”, ressaltou.

Divulgação Aleam

Prejuízos causados por desastres naturais

Em 2020, o Amazonas teve prejuízos de R$ 329,5 milhões causados por desastres naturais, segundo o estudo “Danos prejuízos causados por outros desastres durante a pandemia em 2020”, da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A pesquisa mostra o impacto financeiro de fenômenos como inundações, alagamentos, deslizamentos, secas e incêndios florestais registrados durante a pandemia de Covid-19. 

O mapeamento mostra ainda os malefícios humanos, materiais e ambientais dos desastres naturais, potencializados pela ação do homem.

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore