Ver resumo
- Michelle Bolsonaro criticou Lula e eleitores do PT em Natal.
- Chamou Lula de “cachaceiro” e acusou eleitores de “burrice”.
- Falas foram vistas como ataque à população do Nordeste.
- Michelle Bolsonaro críticas ao Nordeste geraram forte repercussão.
Durante evento do PL em Natal, no Rio Grande do Norte, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez críticas duras ao presidente Lula e aos eleitores do Partido dos Trabalhadores, gerando forte repercussão política.
Em tom inflamado, Michelle chamou Lula de “mentiroso, cachaceiro, pinguço e irresponsável”. Em seguida, dirigiu-se aos apoiadores do petista, afirmando que votar no PT mais de uma vez seria “burrice política”.
Leia Mais:
Michelle Bolsonaro e críticas ao Nordeste
As declarações foram interpretadas como um ataque indireto à população nordestina, onde Lula mantém base eleitoral sólida. A fala gerou críticas por desrespeitar a inteligência do eleitorado da região.
“Meus amados, não tem problema você votar uma vez no PT. Mas votar duas, três já é burrice. Você precisa se libertar dessa burrice política.”
Analistas apontam que o discurso de Michelle pode ter ultrapassado os limites do debate político ao adotar tom de desdém em pleno Nordeste, reduto histórico do ex-presidente Lula.
Ironias sobre política externa e repercussão
Michelle também ironizou a política externa do governo Lula. Segundo ela, o presidente teria “oferecido jabuticabas para o Trump” e agora o Brasil estaria “colhendo abacaxis”, em referência a tensões comerciais com os EUA.
As falas foram feitas durante ato político do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e fazem parte de uma estratégia de mobilização da base conservadora para as eleições municipais de 2024.
Críticos afirmam que Michelle “perdeu a linha” e que sua retórica pode afastar eleitores moderados. Já aliados defendem que ela apenas expressou indignação com os rumos do atual governo.