A partir de sábado (8), está suspensa a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os municípios do Amazonas.
O decreto, assinado nesta sexta-feira (7) pelo Governador Wilson Lima, permite eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários e formaturas, com 50% da capacidade do local e com limite máximo de 200 pessoas.
A medida do Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) foi tomada como forma de prevenção à disseminação do covid-19.
A nova regra vale por tempo indeterminado.
“Nossas decisões estão sempre pautadas nos nossos indicadores, e eles mostram que devemos recuar em algumas medidas, para que a gente consiga enfrentar essa tendência de crescimento. Continuaremos atentos e cumprindo nosso plano de contingência”, afirmou o governador.
Aumento de casos em 48h
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a média diária passou de 100 novos casos para 275 nas últimas 48 horas.
“Estamos evidenciando que a variante Ômicron já chegou, mas ainda não mostrou todo o efeito que ela pode trazer em nossa população”, destacou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.
Carnaval de rua suspenso
Também nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Manaus suspendeu a realização de festas e blocos de rua de Carnaval.
A decisão foi motivada pela chegada em Manaus da nova variante Ômicron, além do registro de dupla infecção por Covid-19 e Influenza.
“Não há como restringir a aproximação e o contato físico, ou monitorar e controlar a obrigatoriedade do uso de álcool, máscaras e protocolos de segurança”, destaca a nota da prefeitura.