Vazamento de dados Pix expõe 11 milhões no Sisbajud

Falha no sistema permitiu acesso indevido a informações cadastrais, sem afetar dados sensíveis ou movimentações financeiras.

Compartilhe

Ver resumo
  • O CNJ confirmou vazamento de dados Pix no Sisbajud entre 20 e 21 de agosto de 2023.
  • Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados como nome, banco e conta expostos.
  • O CNJ lançará um canal oficial para consulta; não haverá contato por e-mail ou telefone.
  • O Banco Central promete divulgar detalhes do vazamento de dados Pix em sua página oficial.

O CNJ confirmou o vazamento de dados de mais de 11 milhões de chaves Pix no sistema Sisbajud. A falha foi corrigida e não envolveu informações sensíveis.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) comunicou na noite de quarta-feira (23) que dados cadastrais de 11.003.398 chaves Pix foram acessados de forma indevida. O incidente ocorreu no Sisbajud, sistema que conecta o Judiciário ao Banco Central (BC). O vazamento foi detectado entre os dias 20 e 21 de agosto e já foi corrigido.

Dados vazados incluem nomes e contas bancárias

Segundo o CNJ e o BC, foram expostos dados como nome do titular, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Não houve vazamento de senhas, saldos ou movimentações financeiras.

Os órgãos destacaram que as informações são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso a contas bancárias. O objetivo da divulgação, segundo o BC, é garantir transparência, embora a legislação não exija comunicação formal aos usuários.

O que é o Sisbajud e como funciona?

O Sisbajud é uma ferramenta do Poder Judiciário usada para localizar e bloquear ativos financeiros de devedores. Ele substitui o antigo BacenJud e permite a comunicação direta entre juízes e instituições financeiras.

O sistema é utilizado principalmente em processos judiciais que envolvem cobrança de dívidas. A falha que causou o vazamento foi corrigida rapidamente, segundo o CNJ.

Como saber se sua chave Pix foi exposta?

O CNJ anunciou que disponibilizará um canal exclusivo para consulta. Os cidadãos poderão verificar se suas informações foram afetadas por meio do site oficial: www.cnj.jus.br.

O órgão alertou que não enviará mensagens, e-mails ou ligações para informar os afetados. O site será o único meio de comunicação oficial sobre o caso.

BC promete detalhar caso em página oficial

O Banco Central informou que está apurando o caso em detalhes. A instituição divulgará mais informações em sua página de incidentes relacionada ao Pix.

Apesar do impacto ser considerado baixo, o BC reforçou o compromisso com a transparência. A exposição dos dados será registrada oficialmente, como ocorreu em outros episódios desde a criação do sistema Pix.

Leia a nota do CNJ na íntegra

“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informa que foi identificado, nos dias 20 e 21 de agosto de 2023, um incidente de segurança no sistema Sisbajud, que resultou na exposição indevida de dados cadastrais de 11.003.398 chaves Pix. As informações expostas não incluem dados sensíveis, como senhas ou saldos bancários. O problema foi corrigido prontamente e medidas de segurança foram reforçadas. O CNJ disponibilizará, em breve, um canal oficial para que os cidadãos possam verificar se foram afetados. Reforçamos que não serão enviadas comunicações por e-mail, SMS ou telefone.”

Corpatilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore