Ver resumo
- Wilson Lima entregou 369 viaturas em Manaus, nesta segunda (21/07), para fortalecer a segurança pública em Manaus.
- O Sistema Paredão será ampliado para mais de 1,5 mil câmeras com leitura de placas e reconhecimento facial.
- Investimentos em segurança já somam R$ 1,16 bilhão e resultaram em queda de até 57% nos feminicídios.
- Nova entrega de viaturas está prevista para agosto, com foco no interior do estado.
O governador Wilson Lima entregou nesta segunda (21/07) 369 novas viaturas para reforçar a segurança pública em Manaus, com foco em tecnologia e combate ao crime.
Os veículos serão destinados à Polícia Militar, Polícia Civil e à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A iniciativa integra o programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021, e amplia o uso do Sistema Paredão, que utiliza câmeras inteligentes para leitura de placas e reconhecimento facial.
Leia Mais:
Governo investe em tecnologia para combater o crime
Das 369 viaturas, 272 serão utilizadas pela PMAM, sendo equipadas com câmeras integradas ao Sistema Paredão. O sistema já conta com 650 câmeras e será ampliado para mais de 1,5 mil unidades.
“Nosso policial agora tem tecnologia à disposição”, afirmou Wilson Lima. Segundo ele, o sistema permite identificar veículos com restrições e pessoas com mandados em aberto em tempo real.
Como o Sistema Paredão funciona na prática?
O Sistema Paredão atua como um Cerco Inteligente de Videomonitoramento. As câmeras instaladas nas viaturas e em pontos estratégicos fazem a leitura automática de placas e o cruzamento com bancos de dados da segurança pública.
Com isso, a polícia pode agir de forma rápida e precisa, aumentando a eficácia das abordagens e investigações. A tecnologia já foi responsável por auxiliar em mais de 500 investigações, segundo dados da SSP-AM.
Detalhes da nova frota entregue
Entre os veículos entregues, 172 são do modelo S10 e 100 do modelo Spin, todos caracterizados e equipados com rádios comunicadores e rastreadores. A frota inclui ainda nove ônibus para transporte de tropa.
Outras 97 viaturas descaracterizadas, do tipo SUV, serão usadas pela Polícia Civil e SSP-AM em ações investigativas e administrativas.
Quais os resultados dos investimentos em segurança?
Desde 2021, o governo estadual já investiu R$ 1,16 bilhão em segurança pública. Os recursos foram aplicados em concursos públicos, infraestrutura, tecnologia e valorização profissional.
Segundo a SSP-AM, os resultados já aparecem nos indicadores: queda de 32% nos roubos de veículos, 28% nos homicídios e 57% nos feminicídios no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Próximas entregas e expansão no interior
Está prevista uma nova entrega de viaturas em agosto, com foco na ampliação da cobertura operacional no interior do estado. A renovação da frota busca mais agilidade e eficiência nas ações policiais.
O programa Amazonas Mais Seguro segue como uma das principais estratégias do governo para combater o crime com inteligência e presença ostensiva.