O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participa, nesta sexta-feira (24/02), da reunião de trabalho sobre a apresentação do Plano Amazônia Mais Segura (AMAS), em Brasília (DF). A atividade acontece na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e conta com a presença do Ministro do MJSP, Flávio Dino, do secretário Nacional do secretário-executivo adjunto do MJSP, Diego Galdino, do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e demais secretários estaduais de segurança pública dos estados que integram a Amazônia Legal.
Na pauta da reunião de trabalho está a apresentação do Plano AMAS, que é um conjunto de ações integradas de área de segurança, a serem desencadeadas e/ou fortalecidas na Amazônia Legal. Na próxima semana, uma nova reunião deve ocorrer para que os secretários da região da Amazônia Legal possam apresentar suas necessidades.
Leia Mais:
“Fui convidado para participar da reunião aqui no Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com os estados que compõem a Amazônia Legal, para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentasse o Plano Amazônia Mais Segura. Esse plano tem como objetivo o combate aos crimes na Amazônia Legal, principalmente, os crimes ambientes”, ressaltou.
Durante a reunião, o secretário amazonense abordou o trabalho das forças de segurança do Amazonas por meio fluvial, destacando a importância das Bases Fluviais integradas, demais investimentos que colaboram para ações no Estado; a continuidade das parcerias já existentes com o MJSP; e a maior integração entre a SSP-AM, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-Norte).
“No Amazonas atuamos em diversas operações, principalmente na Base Fluvial Arpão, para combater o narcotráfico e demais crimes nas calhas dos rios. Em breve, será lançada a Base Arpão II em outra calha de rio. O principal objetivo é blindar o estado contra a entrada de entorpecentes e de armas de fogo”, enfatizou.
Conforme o secretário, essa será mais uma parceria da SSP-AM com o MJSP, assim como a integração em programas como: Guardiões da Fronteira, Guardiões do Bioma e também na capacitação dos agentes do sistema de segurança pública.
O plano
O plano é uma parceria do MJSP com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com as Forças Armadas.
O plano prevê a instalação de novas bases terrestres e fluviais na Amazônia Legal, ampliação e capacitação do efetivo e investimentos em soluções tecnológicas que vão intensificar o combate ao crime na região.