PAC no interior do Amazonas é ampliado por Wilson Lima

Nova unidade em Lábrea oferece até 200 atendimentos diários e mais acesso a serviços essenciais.

Compartilhe

Ver resumo
  • O governador Wilson Lima inaugurou em 03/07 um novo PAC em Lábrea para ampliar o acesso a serviços públicos.
  • Com a nova unidade, o estado soma 12 PACs no interior e 22 no total, fortalecendo a regionalização.
  • O PAC no interior do Amazonas pode realizar até 200 atendimentos diários, com serviços como CIN e Ciptea.

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (03/07), uma nova unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no município de Lábrea, a 702 km de Manaus. A ação amplia o acesso da população do interior do Amazonas a serviços essenciais de cidadania.

Com o PAC de Lábrea, o estado passa a contar com 12 unidades no interior e 22 no total, entre fixas e móveis. A medida integra a política estadual de descentralização dos serviços públicos.

Wilson Lima amplia PAC no interior do Amazonas

O novo PAC funciona no Centro de Convivência Dona Cesarina, na Vila Falcão. O espaço tem estrutura moderna, com equipamentos digitais e até 12 guichês de atendimento simultâneo. A capacidade é de até 200 atendimentos diários.

Entre os serviços disponíveis estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Ciptea para pessoas com autismo, e orientações sobre o programa Empreender no Envelhecer. A unidade também reúne atendimentos da Amazonprev, Setemp, Sefaz e Receita Federal.

Interior do Amazonas recebe mais serviços de cidadania

Desde 2019, o número de PACs no estado dobrou. Naquele ano, havia apenas 12 unidades, sendo quatro no interior. Hoje, são 12 no interior, incluindo municípios como Parintins, Tefé e Tabatinga.

A expansão busca reduzir desigualdades regionais e promover o acesso a direitos básicos. A meta é continuar a regionalização dos serviços e alcançar mais localidades.

Regionalização no Amazonas segue tendência nacional

A descentralização dos serviços públicos é uma diretriz nacional. Segundo o IBGE, mais de 20% dos brasileiros em áreas rurais enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos.

No contexto amazônico, onde o deslocamento é limitado por rios e florestas, a presença de PACs representa um avanço na garantia de cidadania. A medida também fortalece a atuação do Estado em regiões historicamente negligenciadas.

“Estamos levando dignidade e respeito para todas as regiões”, afirmou Wilson Lima. O governador reforçou o compromisso de ampliar o alcance dos serviços públicos no interior.

Serviços públicos mais próximos da população

O PAC de Lábrea é parte da estratégia de inclusão social do Governo do Amazonas. A ação contribui para a eficiência administrativa e aproxima o Estado do cidadão.

Com a expansão, o governo busca melhorar indicadores sociais e garantir que todos os amazonenses tenham acesso igualitário a seus direitos.

Corpatilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore