Ver resumo
- Detran-AM realizou a Operação Anti-Rolezinho em Manaus entre os dias 16 e 17 de julho para coibir infrações.
- Foram registradas 200 infrações e 55 motocicletas foram removidas das zonas norte e oeste da cidade.
- As principais irregularidades incluíram ausência de capacete, escapamentos irregulares e participação em rachas.
- O Detran-AM informou que as fiscalizações continuarão com foco na segurança viária e redução de acidentes.
Detran-AM realizou, entre a noite de quarta-feira (16/07) e a madrugada de quinta (17/07), a Operação Anti-Rolezinho nas zonas norte e oeste de Manaus. A ação resultou em 200 infrações de trânsito e 55 motocicletas removidas das vias públicas.
A operação começou às 23h e contou com apoio do BPTran, Rocam e Força Tática da PMAM. O objetivo foi coibir práticas ilegais associadas a encontros de motociclistas, conhecidos como “rolezinhos”, que colocam em risco a segurança viária e o sossego público.
Leia Mais:
Fiscalização reforçada contra irregularidades no trânsito
Segundo o Detran-AM, as principais infrações foram: ausência de capacete, placas encobertas por fitas, motocicletas sem identificação, escapamentos com descarga livre e participação em rachas.
As ações ocorreram em vias como as avenidas Max Teixeira, Noel Nutels, Pedro Teixeira e Avenida do Turismo. As zonas norte e oeste foram priorizadas por apresentarem maior incidência de aglomerações e manobras perigosas.
“Nossa missão é salvar vidas”, diz diretor do Detran-AM
“Sabemos que quando esses rolezinhos ocorrem, muitas vidas são colocadas em risco por falta de acessórios de segurança e pelas manobras irresponsáveis realizadas por esses cidadãos. Além disso, o uso da descarga livre acaba por perturbar aqueles que precisam descansar. Então, nossa missão é salvar vidas e também levar sossego para aqueles que precisam”, afirmou David Fernandes, diretor-presidente do Detran-AM.
O órgão reforçou que as fiscalizações continuarão em outras áreas da capital. A meta é reduzir acidentes e coibir práticas que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segurança viária é dever de todos, afirma Detran-AM
De acordo com o coordenador de Fiscalização, Arthur Cruz, o foco da operação é prevenir riscos à integridade física da população. Ele destacou que o ordenamento do trânsito depende da atuação conjunta entre poder público e sociedade.
“As ações de segurança viária desencadeadas pelo Detran Amazonas visam promover maior segurança e ordenamento público, prevenindo toda e qualquer infração de trânsito que porventura possa por em risco a vida ou a integridade física de terceiros. Vale ressaltar que a segurança viária é um dever e responsabilidade de todos.”
Contexto político e medidas de segurança no Amazonas
O combate aos “rolezinhos” integra uma série de medidas do Governo do Amazonas para reforçar a segurança urbana. A atuação coordenada entre Detran-AM e forças policiais reflete a política estadual de enfrentamento a práticas ilegais no trânsito.
Essas ações seguem diretrizes nacionais de segurança viária e se alinham ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Leia a nota do Detran-AM na íntegra
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, deflagrou entre a noite de quarta-feira (16/07) e a madrugada desta quinta-feira (17/07), a Operação Anti-Rolezinho. A ação ocorreu nas principais vias das zonas norte e oeste de Manaus, e registrou 200 infrações e 55 remoções de motocicletas. A operação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).