O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de críticas de opositores na quarta-feira (15) após citar obesidade do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e classificar a condição como “uma doença que causa tanto mal quanto a fome”.
Lula afirmou que a obesidade deve ser assistida pelo Estado e que Dino estaria andando de bicicleta por estar acima do peso. “[A obesidade] também é uma doença que nós precisamos cuidar”, disse o presidente na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Leia Mais:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sobrepeso e a obesidade são definidos como acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde.
“A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto à fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que isso vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal”, disse Lula.
Especialistas apontam que a simples associação entre obesidade e doença não é uma equação simples e não contribui efetivamente para se combater um problema que é de saúde pública.
O aumento de peso está relacionado a causas multifatoriais que vão além das opções alimentares, incluindo o contexto social, preços dos alimentos e questões genéticas.
Com informações da CNN Brasil