Ver resumo
- Itamaraty reage a declarações de Christopher Landau contra o STF.
- Gleisi Hoffmann chama fala de “gravíssima ofensa” ao Brasil.
- Estados Unidos impõem sanções ao ministro Alexandre de Moraes.
- Ataques dos EUA ao Judiciário brasileiro geram crise diplomática.
O governo brasileiro repudiou os ataques dos EUA ao Judiciário brasileiro, após declarações do vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau. O Itamaraty e a ministra Gleisi Hoffmann classificaram as falas como ofensivas à soberania e à democracia do país.
Em nota divulgada no sábado (9), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que a publicação de Landau representa “novo ataque frontal à soberania brasileira”. A pasta reforçou que o Brasil não aceitará ingerências externas.
Leia Mais:
Governo brasileiro denuncia ingerência dos EUA
Segundo o Itamaraty, essa foi a segunda manifestação hostil do governo dos Estados Unidos em três dias. O Brasil já havia expressado seu “absoluto rechaço” à embaixada norte-americana na sexta-feira (8).
A publicação de Landau acusa um ministro do Supremo Tribunal Federal de “usurpar poder ditatorial”, referindo-se indiretamente a Alexandre de Moraes. A embaixada dos EUA em Brasília repostou o conteúdo em português.
Gleisi Hoffmann critica postura de Landau
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a fala do diplomata norte-americano é uma “gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade”.
“Quem tentou usurpar o poder foi Jair Bolsonaro. A chantagem contra o Judiciário vem da família Bolsonaro e de Donald Trump”, declarou Gleisi.
Ela também defendeu a atuação do STF e disse que os Três Poderes estão unidos contra qualquer tentativa de golpe, como a ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Sanções e tensões diplomáticas crescem
Os Estados Unidos impuseram sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, alegando violações de direitos humanos. Também aplicaram um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, associando a medida à atuação do STF.
Na quinta-feira (7), a embaixada dos EUA divulgou comunicado do diplomata Darren Beattie alertando aliados de Moraes no Judiciário a não apoiarem suas decisões, o que acirrou ainda mais a tensão diplomática.
Leia a nota do Itamaraty na íntegra
“Essa manifestação caracteriza novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem.”
“O Governo brasileiro manifestou ontem à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem de hoje, disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau.”
Leia também
Alexandre de Moraes diz que democracia saberá se defender
Gilmar Mendes declara apoio a Moraes após sanções dos EUA
Justiça dos EUA nega liminar da Rumble e Trump Media contra Moraes