Ver resumo
- Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED em dois municípios.
- Jutaí e Fonte Boa receberam mais de 2.900 pontos de LED.
- Programa Ilumina+ já beneficiou 55 cidades e 1,7 milhão de pessoas.
- Convênio para 100 casas populares foi assinado em Fonte Boa.
O governador Wilson Lima inaugurou, na quinta-feira (24/07), os novos sistemas de iluminação pública de LED em Jutaí e Fonte Boa, municípios localizados no interior do Amazonas. A ação integra o Programa Ilumina+ Amazonas, que busca modernizar a infraestrutura urbana e promover segurança, economia e qualidade de vida.
Em Jutaí, foram instalados 1.190 pontos de LED, com investimento de R$ 3,3 milhões. Em Fonte Boa, 1.781 pontos já foram concluídos, iluminando 100% da área urbana. As lâmpadas de LED substituem modelos antigos de vapor de sódio e mercúrio, mais poluentes e menos eficientes.
Leia Mais:
Governo confirma expansão da iluminação moderna
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Ilumina+ já alcançou 55 municípios e 244 comunidades rurais e indígenas, beneficiando mais de 1,7 milhão de pessoas. Desde 2022, mais de 100 mil pontos de LED foram instalados no estado.
“Isso é importante porque promove segurança. Permite para o comerciante ficar aberto até mais tarde”, afirmou o governador Wilson Lima durante visita a Fonte Boa.
Como o projeto será financiado?
O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com recursos do Governo do Estado. A tecnologia LED permite economia de até 60% nos custos de energia pública, otimizando os gastos municipais.
O secretário Marcellus Campêlo destacou que os investimentos refletem o compromisso com o desenvolvimento do interior. “Traz mais qualidade de vida, maior economia para o município e principalmente segurança”, disse.
Moradia popular também foi anunciada
Durante a agenda em Fonte Boa, Wilson Lima assinou convênio com a prefeitura para a construção de 100 casas populares por meio do Programa Amazonas Meu Lar. As unidades serão erguidas no Conjunto Habitacional Vovó Chiquinha, com aporte estadual de R$ 1,72 milhão.
Coordenado pela Sedurb e executado pela UGPE e Suhab, o programa já beneficiou 27.154 famílias, incluindo moradias definitivas, transitórias e regularização fundiária. A meta é oferecer 24 mil soluções habitacionais e regularizar 33 mil imóveis até o fim do ciclo.
Leia também
Palavra-chave principal: iluminação pública de LED
Sinônimo: iluminação urbana de LED
Palavras-chave relacionadas: [“Wilson Lima”, “Programa Ilumina+ Amazonas”, “Jutaí e Fonte Boa”]
Meta descrição: Iluminação pública de LED é inaugurada em Jutaí e Fonte Boa com mais de 2.900 pontos instalados pelo programa Ilumina+ Amazonas.