Localizado a 1.160 quilômetros de Manaus, o município de Eirunepé ganhou uma nova unidade do restaurante popular Prato Cheio, nesta quinta-feira (18/08). A unidade é a 41ª do programa entregue pelo Governo do Amazonas e vai servir 300 refeições por dia para pessoas em dificuldade econômica. A comida tem o valor simbólico de R$ 1.
Gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o Prato Cheio funciona em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico (Aadesam) e atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. De janeiro até julho, mais de 1,1 milhão de refeições foram servidas nas unidades do programa em todo o Amazonas.
Leia Mais:
A secretária executiva adjunta da Seas, Laudenise Oliveira, destacou a importância do resgate da segurança alimentar e levar alimentação de qualidade para a população vulnerável.
“A importância é primordial. Nós, enquanto governo, a gente se sente muito honrado de poder inaugurar mais um Prato Cheio, levando para a população o alimento na sua mesa todos os dias. A insegurança alimentar tem aumentado, e ter um governo sensível a essa situação nos deixa muito honrado, saber que a assistência social está sendo executada”, frisou.
O programa é dividido em dois serviços distintos. Nos restaurantes populares, o almoço é vendido a R$ 1 real, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento de segunda a sábado, também das 11h às 13h.
Um dos primeiros da fila para garantir a refeição, o aposentado Manoel Julião da Silva, de 67 anos, aprovou o novo restaurante e destacou a necessidade de programas como este para o município da calha do Juruá.
“Excelentíssimo. Foi a melhor coisa que aconteceu nessa cidade. Isso nunca aconteceu na história de Eirunepé, eu tenho 39 anos de Eirunepé. É tão importante porque o município é carente, nós não temos indústria, comércio forte, nós não temos um dinheiro que circula muito aqui, e ele trouxa a diferença, ele [governo] trouxe o Prato Cheio”, afirmou.
Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana. Ao todo, são 18 unidades do programa na capital e 23 no interior.