Ver resumo
- Evento será entre 13 e 15 de agosto em Atalaia do Norte.
- Reunião reúne prefeitos, secretários e instituições do Alto Solimões.
- Sete eixos temáticos serão debatidos em grupos de trabalho.
- Encontro dos Municípios do Alto Solimões visa ações sustentáveis.
O Encontro dos Municípios do Alto Solimões será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, em Atalaia do Norte, a 1.136 km de Manaus. A cidade sedia o 3º Encontro dos Municípios do Alto Solimões (G9) e o 7º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação (Fordime/AS), com foco em políticas públicas sustentáveis.
Com o tema “Pacto Colaborativo pelo Alto Solimões Sustentável”, o evento reunirá prefeitos, secretários e especialistas para debater soluções interinstitucionais e comunitárias. A programação inclui debates, oficinas e construção de propostas para a região.
Leia Mais:
Municípios e instituições se articulam
Participam delegações de Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e a anfitriã Atalaia do Norte. A abertura oficial ocorre no ginásio Professor Lucival Brotas, com exposição de stands na área externa.
Segundo o prefeito Denis Paiva (União), o evento fortalece a integração regional. “Serão três dias de troca de experiências e discussões relevantes”, afirmou. O objetivo é construir políticas públicas mais eficazes para o Alto Solimões.
Como será a programação?
As atividades acontecem na escola municipal Colônia do Boia e na igreja Assembleia de Deus Tradicional. Os participantes serão divididos em grupos para discutir sete eixos temáticos: Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Turismo, Segurança Pública, Meio Ambiente e Saneamento Básico e Setor Primário.
Cada grupo contará com mediação de especialistas e representantes de instituições como UFAM, UEA, IFAM e UNICEF, além de órgãos municipais. As discussões visam propor ações concretas para os desafios locais.
Propostas e encaminhamentos finais
No dia 14, os grupos elaboram propostas que serão consolidadas na Carta do Alto Solimões e Carta de Atalaia do Norte. O encerramento, em 15 de agosto, terá conferência sobre ICMS, leitura e aprovação das cartas e escolha da próxima sede do evento para 2026.
“Aqui vamos fortalecer o diálogo e construir políticas públicas mais justas”, destacou Denis Paiva.
Leia também
‘Estão nos acolhendo’, diz aluno beneficiado com kit do ‘Merenda em Casa’ na zona rural de Manaus
Ações fluviais nas regiões do Médio e Alto Solimões serão reforçadas com apoio de lanchas blindadas
Debates em torno do ‘Amazonas + Alfabetizado’ reúne articuladores regionais e agentes do MEC