Ver resumo
- Detran-AM iniciou operação em Manaus com foco em segurança.
- Foram 128 infrações e 14 veículos removidos na Cosme Ferreira.
- Mais de 900 acidentes com motos foram registrados em julho.
- Operações de fiscalização de trânsito em Manaus seguem nas vias mais críticas.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) iniciou nesta segunda-feira (18/08) uma nova fase das operações de fiscalização de trânsito em Manaus. A ação ocorreu na avenida Cosme Ferreira, zona leste da capital, e integra um esforço conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Durante a operação, foram registradas 128 infrações e 14 veículos removidos. As principais irregularidades identificadas incluíram motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ausência de capacete e falta de equipamentos obrigatórios nos veículos.
Leia Mais:
Fiscalização foca em motociclistas e vias críticas
Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos 1.345 atendimentos realizados em julho, 1.080 envolveram sinistros de trânsito, sendo 916 com motocicletas. O alto índice motivou a intensificação das abordagens nas vias com maior número de ocorrências fatais.
“Queremos transmitir mensagens sobre a necessidade de os condutores obedecerem às normas de trânsito”, destacou Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM.
Como as ações serão realizadas?
As operações integradas ocorrerão de forma contínua nas dez avenidas mais críticas de Manaus: Cosme Ferreira, Brasil, José Lindoso (Torres), Torquato Tapajós, Djalma Batista, Rodrigo Otávio, Autaz Mirim, Coronel Teixeira, Turismo e Efigênio Salles.
Além da fiscalização, o foco está na conscientização sobre o uso de capacete, a proibição do uso de celular e fones de ouvido durante a condução, e a necessidade de portar CNH.
Três metas da operação integrada
- Reduzir sinistros e óbitos nas vias com maior incidência.
- Conscientizar condutores sobre segurança e legislação.
- Reforçar a atuação conjunta entre Detran-AM, BPTran e IMMU.
“É um índice muito alto de sinistros envolvendo motocicleta. O objetivo é integrar as fiscalizações nas principais vias que registram esses sinistros”, afirmou Arthur Cruz.
Leia também
Após aprimorar mecanismos de controle, Sefaz identifica operações suspeitas de sonegação