Deputado TH Joias é preso por ligação com o Comando Vermelho

Parlamentar é acusado de tráfico, corrupção e lavagem de dinheiro
Deputado TH Joias é preso por ligação com o Comando Vermelho

Compartilhe

Ver resumo
  • Deputado TH Joias foi preso em operação contra o Comando Vermelho.
  • Ele é acusado de tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro.
  • Operações Zargun e Bandeirante miram corrupção e crime organizado.
  • MDB expulsou o parlamentar após divulgação das investigações.

TH Joias, deputado estadual do MDB no Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta quarta-feira (3) durante uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do RJ e Polícia Civil. Ele é suspeito de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas com o Comando Vermelho.

O parlamentar foi localizado em um condomínio na Barra da Tijuca, após não ser encontrado em sua residência oficial. A ação faz parte de duas operações simultâneas: Zargun, da Justiça Federal, e Bandeirante, da Justiça estadual.

Operação Zargun: tráfico internacional e corrupção

Coordenada pela Polícia Federal, a Operação Zargun cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, além do sequestro de R$ 40 milhões em bens. A investigação aponta que TH e outros agentes públicos, incluindo um delegado da PF e ex-secretários, atuavam para blindar o Comando Vermelho.

Segundo a PF, a organização criminosa importava armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China. “A organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas”, afirmou a corporação.

Operação Bandeirante: atuação local com o CV

Já a Operação Bandeirante, do Ministério Público do RJ, denunciou TH e outros quatro envolvidos por associação ao tráfico e comércio ilegal de armas de uso restrito. O grupo atuava nos complexos da Maré, do Alemão e em Parada de Lucas.

De acordo com a denúncia, os acusados movimentavam grandes quantias em espécie para financiar a facção e intermediar a venda de armas e drogas. A ação penal foi autorizada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RJ.

Quem é TH Joias

Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, assumiu o mandato em 2024 após a morte do deputado Otoni de Paula Pai. Ele ficou conhecido por criar joias para celebridades como Poze do Rodo, L7 e Vini Jr.

TH entrou na política como suplente e assumiu após Rafael Picciani abrir mão da vaga. Segundo o MPRJ, ele usou o cargo para nomear aliados ligados ao Comando Vermelho na Assembleia Legislativa do RJ.

MDB expulsa parlamentar

O MDB anunciou a expulsão de TH Joias após a deflagração da operação. Em nota, o partido afirmou que o deputado já não seguia as orientações da legenda e que não fará mais parte dos seus quadros.

Leia a nota do MDB na íntegra

“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.

TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”

Últimas Notícias

MP pede anulação de contrato milionário com Zé Vaqueiro

‘Os Estados Unidos não negociam com terroristas’, dispara conselheiro de Trump

Ministro Flávio Dino é hostilizado em voo para Brasília

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore