Comissão debate o potencial de novas hidrelétricas na Região Norte

Compartilhe

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados vai debater a construção de hidrelétricas na Região Norte do País.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Edio Lopes (PL-RR). Ele lembra que, desde a década de 90, houve uma mudança de foco dos grandes empreendimentos hidroelétricos.

“O incentivo às PCH é acertado. Entretanto, dado o reduzido porte dessas operações, tais empreendimentos são incapazes de atender a todo o crescimento da demanda energética nacional. Nesse ponto, causa-nos estranheza a opção por suprir essa lacuna com termelétricas, em detrimento de outras hidrelétricas de maior porte”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, o Sistema de Informações do Potencial Hidrelétrico Brasileiro (SIPOT), desenvolvido pela Eletrobrás, mostra que, da totalidade do potencial hidráulico brasileiro, estimado em 246 GW, 98,5 GW estão concentrados na Região Norte. Isso equivale a 40% do potencial nacional. Mas apenas um terço desse potencial é aproveitado nos dias de hoje.

“A título de ilustração, em 2016, o Ibama oficializou o arquivamento da licença ambiental da Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, uma das maiores previstas para a região norte, com capacidade de 6,1 GW”, observou o deputado.

A audiência pública será na quarta-feira (01).

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore