A seis dias para o primeiro turno das eleições, que acontece no próximo domingo, 6, o presiente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), aparece como favorito do eleitorado para disputar o segundo turno do pleito municipal contra o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante). O cenário é apontado pelo Direto ao Ponto Pesquisas, em sondagem de opinião divulgada nesta segunda-feira, 30.
Na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos postulantes são apresentados ao entrevistados, Cidade aparece com 22,6% das intenções de voto e Almeida com 34,4%, uma diferença de 11,8%. Quando considerados apenas os votos válidos, o presidente do Legislativo estadual tem 24,2% e o atual prefeito chega a 36,8%.
No último dia 25, a pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, já apontava o mesmo cenário, com Roberto Cidade marcando 26,3% das intenções de votos contra 32,9% de David Almeida.
Terceira posição
O deputado federal pelo Amazonas e candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alberto Neto (PL), aparece logo atrás, com 15,3%, à frente de Amom Mandel (Cidadania), que possui 14,9%. A diferença entre os candidatos que disputam a terceira posição é de 0,4 ponto percentual.
“Mesmo com a proximidade da eleição, a tentativa de Alberto Neto de alavancar sua campanha com a visita de Jair Bolsonaro, no último sábado (28), foi considerada um verdadeiro fiasco”, diz o cientista político Igor Castro, em coluna de opinião que analisou a pesquisa.
Ainda na pesquisa estimulada do Direto ao Ponto Pesquisas, o candidato do PT, ex-deputado federal pelo Amazonas Marcelo Ramos, registra 5,2%, seguido pelo candidato do Mobiliza e deputado estadual, Wilker Barreto, que tem 0,9%. Na sequência, o candidato do PSTU e último colocado, Gilberto Vasconcelos, marca 0,2%.
Leia Mais:
Além disso, 2,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 3,6% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular.
Entre os eleitores entrevistados, 64,5% disseram que o voto está decidido. Enquanto os indecisos são 33,7%, que disseram que ainda podem mudar de candidato; 1,8% não souberam opinar.
Dados da pesquisa
Realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, a pesquisa entrevistou presencialmente 830 eleitores de Manaus, cobrindo as seis zonas eleitorais da capital. Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um grau de confiança de 95,5%, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024.