Cessão de tempo aborda campanha de combate ao feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio na Aleam

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu Cessão de Tempo, nesta terça-feira (23), à Miracelma Sílvia Souza, que coordena o Movimento Levante Feminista, seção Amazonas, para destacar a realização da campanha “Eu Assumo”, que tem como objetivo combater o feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio, no estado.

Ela explicou que a ação que segue até 25 de novembro e tem como objetivo chamar a atenção e garantir o apoio do legislativo amazonense na luta contra a violência. “Em Manaus, houve um aumento de 55% nos crimes de feminicídio, o Brasil clama a ajuda de todos nessa campanha”, alertou Miracelma.

O feminicídio é um crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima — como a misoginia.

A característica fundamental do feminicídio é que ele ocorre, geralmente, em âmbito doméstico e/ou por conhecidos da vítima — principalmente por companheiros, ex-companheiros e parentes de maior ou menor grau do sexo masculino.

Já o lesbocídio busca dar conta da especificidade dos assassinatos de mulheres lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica. O transfeminícidio se caracteriza como uma política disseminada, intencional e sistemática de eliminação da população transexual no Brasil, motivada pelo ódio e nojo.

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore