Bolsonaro diz que não pode se defender de ataques

Ex-presidente critica restrições e cita censura indireta

Compartilhe

Ver resumo
  • Bolsonaro diz estar sendo atacado e sem direito de resposta.
  • Ex-presidente cumpre medidas cautelares impostas pelo STF.
  • Restrições incluem tornozeleira e veto a redes sociais.
  • Bolsonaro afirma que até ações de Trump são atribuídas a ele.

Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (28/7), em Brasília, que está sendo atacado por diversos lados e impedido de se defender plenamente. A declaração foi feita ao chegar à sede do PL, partido ao qual é filiado.

“Pede uma autorização do Supremo para eu falar com o Metrópoles que eu falo”, disse o ex-presidente, em referência às restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro sob medidas cautelares do STF

O ex-presidente está sob uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas, como não usar redes sociais nem sair de casa à noite ou aos fins de semana. As determinações são do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que investigam Bolsonaro.

Essas medidas não estão diretamente ligadas à ação que apura suposta tentativa de golpe após a eleição de Lula (PT), mas a outro inquérito. Nesse processo, Bolsonaro é investigado por supostamente colaborar com ações políticas do filho Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, com o objetivo de pressionar autoridades brasileiras.

Como Bolsonaro tem reagido às restrições

Apesar de Moraes já ter declarado que Bolsonaro está livre para conceder entrevistas, o veto ao uso dessas falas nas redes sociais — inclusive por terceiros — tem feito o ex-presidente evitar declarações públicas mais extensas.

“Sendo atacado de tudo e não posso me defender”, reclamou Bolsonaro, ao comentar que até o tarifaço de Donald Trump foi atribuído a ele.

O ex-presidente tem se mantido discreto nas últimas semanas, aparecendo apenas em compromissos internos do partido. A defesa de Bolsonaro argumenta que as restrições violam sua liberdade de expressão e prejudicam sua atuação política.

Três pontos de tensão entre STF e Bolsonaro

  • Uso de redes sociais vetado por decisão judicial
  • Monitoramento com tornozeleira eletrônica
  • Investigação sobre articulações internacionais com viés político

Leia também

‘Aliança Global contra a Fome nos deixa esperançosos’, diz Janja

‘Asfaltar a BR-319 não é somente uma questão de infraestrutura, mas de soberania nacional e combate ao crime’, diz Bolsonaro

‘Bolsonaro tem medo do voto do povo’, diz Lula

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore