Ver resumo
- Lula pediu mobilização contra anistia a golpistas em BH.
- Presidente alertou sobre força da extrema-direita no Congresso.
- Criticou interferência dos EUA e Eduardo Bolsonaro.
- Lula já fez sete visitas a Minas Gerais em 2025.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quinta-feira (4) que apoiadores se mobilizem contra o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A declaração foi feita durante encontro com ativistas no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).
Segundo Lula, há risco de o Congresso Nacional aprovar a proposta, que pode beneficiar inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.
Leia Mais:
Lula critica força da extrema-direita no Congresso
“Se for votar no Congresso, corremos o risco da anistia. O Congresso não foi eleito pela periferia. A extrema-direita ainda tem muita força. É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, afirmou Lula.
O presidente reforçou a importância de politizar as comunidades e incentivar o engajamento popular em pautas nacionais.
Críticas a Eduardo Bolsonaro e interferência externa
Lula também criticou brasileiros que pedem intervenção dos Estados Unidos na política nacional. Sem citar nomes, chamou de “falsos patriotas” os que defendem ações do ex-presidente americano Donald Trump no Brasil.
“Os caras que fizeram campanha embrulhados na bandeira nacional, agora estão pedindo para o Trump intervir no Brasil”, disse Lula.
As falas ocorrem em meio a críticas recentes do presidente ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos EUA e tem defendido retaliações contra autoridades brasileiras.
Janja reforça papel da comunicação popular
A primeira-dama Janja da Silva também participou do encontro e pediu que os ativistas ajudem na comunicação do governo. Ela afirmou que é preciso ir além dos vídeos institucionais da Secom.
“Temos que ser os comunicadores deste governo. Comunicação boca a boca é essencial”, disse Janja.
Lula intensifica agenda em Minas Gerais
Esta foi a sétima visita de Lula a Minas Gerais em 2025. Na semana anterior, ele esteve em Contagem para anunciar R$ 1,2 bilhão para o metrô. Em outras ocasiões, visitou cidades como Minas Novas, Mariana, Montes Claros, Betim e Campo do Meio, com foco em educação, infraestrutura e regularização fundiária.
Últimas Notícias
Defesa de general liga Bolsonaro a tentativa de golpe
Hugo Motta ainda não decidiu sobre votação de anistia ao 8 de janeiro
Cármen Lúcia questiona defesa de ex-ministro no STF: ‘Demover de que?’