Ministro Flávio Dino é hostilizado em voo para Brasília

Mulher gritou e tentou avançar contra o magistrado no avião

Compartilhe

Ver resumo
  • Flávio Dino foi hostilizado por passageira em voo para Brasília.
  • Mulher gritou frases ofensivas e tentou se aproximar do ministro.
  • Ela foi contida por segurança e advertida pela tripulação.
  • Agressora assinou TCO e foi liberada pela Polícia Federal.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de hostilidade nesta segunda-feira (1º) durante o embarque em um voo de São Luís (MA) para Brasília (DF). Segundo sua assessoria, uma mulher identificada como Maria Shirlei Piontkievicz gritou ofensas e tentou se aproximar do magistrado dentro da aeronave.

De acordo com nota oficial, a mulher — enfermeira e servidora pública do Paraná — entrou no avião afirmando que o local “estava contaminado” e que “não respeita essa espécie de gente”. Ela também teria gritado “o Dino está aqui”, apontando para o ministro, o que foi interpretado como tentativa de incitar tumulto a bordo.

Segurança conteve a mulher dentro da aeronave

Maria Shirlei fazia parte de um grupo de 16 turistas. Ela foi contida por um segurança e advertida pela chefe de cabine. Um agente da Polícia Federal foi acionado e entrou na aeronave para lidar com a situação.

A assessoria de Flávio Dino declarou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes” e classificou o episódio como “inaceitável”.

“Agressões físicas e verbais, ainda mais no interior de um avião, são inaceitáveis, inclusive por atrapalhar outros passageiros e colocar em risco a operação do próprio voo”, afirmou a nota.

Acusada foi liberada após assinar termo

Após o incidente, Maria Shirlei prestou depoimento à Polícia Federal e foi liberada. Ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que registra infrações de menor potencial ofensivo.

Nas redes sociais, a mulher possui postagens críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Supremo Tribunal Federal. Em uma imagem publicada com data de 30 de julho de 2025, aparece em manifestação com faixa dizendo: “O Supremo Tribunal está acovardado!”.

Ministro participa de julgamento de Bolsonaro

Flávio Dino integra a Primeira Turma do STF, que começa nesta terça-feira (2) o julgamento de um processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O caso ocorre em meio a tensões políticas envolvendo apoiadores do ex-presidente e decisões do Supremo.

Últimas Notícias

STF julga núcleo de Bolsonaro e segurança é reforçada

STF pode concluir julgamento de núcleo ainda em setembro

Tarcísio diz que indultaria Bolsonaro se fosse presidente

Corpatilhe:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore