Ver resumo
- Eduardo Braga quer derrubar veto de Lula sobre licenciamento.
- Obras na BR-319 incluem pontes e asfaltamento no trecho do Careiro.
- Senador também prioriza segurança energética para o Amazonas.
- BR-319 é tratada como prioridade estratégica no Congresso.
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que vai liderar a articulação pela derrubada do veto presidencial ao dispositivo que dispensava novo licenciamento para obras antigas, como as da BR-319. A declaração foi dada em entrevista ao Portal Norte, onde também reafirmou seu compromisso com a conclusão da rodovia antes de pensar em disputar o governo do Amazonas.
Segundo Braga, o veto de Luiz Inácio Lula da Silva está no centro das negociações no Congresso. “Vamos tentar derrubar o veto. Lidero uma bancada de 12 senadores, e o Omar [Aziz] lidera outra de 14. Temos apoio do presidente do Senado e da Câmara”, disse.
Leia Mais:
Obras avançam na BR-319, diz senador
Braga destacou que as obras na BR-319 já apresentam avanços. A ponte do Curuçá deve ser inaugurada em outubro, e a ponte do Autaz Mirim está prevista para dezembro. A licitação da ponte do Igapó-Açu também deve ocorrer ainda este ano.
“Já temos os primeiros 20 km no trecho do Careiro sendo preparados. A licitação dos outros 32 km sai no final de agosto”, afirmou. Ele também apresentou emendas à MP 1308 e ao projeto que complementa o marco do licenciamento ambiental, com foco no avanço da rodovia.
Como o projeto será financiado?
O senador não detalhou fontes específicas de recursos, mas reforçou que a articulação política com outras bancadas e líderes do Congresso é essencial para garantir orçamento e segurança jurídica às obras.
Outras prioridades para o Amazonas
Além da BR-319, Braga afirmou que a segurança energética é prioridade. Ele defende a interligação de Manaus ao sistema nacional por três vias: Roraima, Porto Velho e Tucuruí/Belo Monte. “Com isso, a conta de energia cairá e apagões serão evitados”, garantiu.
O senador também mencionou a importância de manter a Zona Franca de Manaus. “Nada é fácil para nós, mas conseguimos uma grande vitória na reforma tributária”, disse.
‘Missão ainda não cumprida’, diz Braga
“Não posso sair do Senado enquanto a BR-319 não estiver asfaltada e resolvida. Nem enquanto a segurança energética não estiver garantida, os aeroportos do interior estruturados e o novo porto da Manaus Moderna pronto”, declarou o senador.
Leia também
‘Ninguém será esquecido’, diz Lula ao anunciar medidas de combate à seca na Amazônia