Ver resumo
- Governador vistoriou a Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru.
- Serão realizados 530 exames gratuitos até 13 de agosto.
- Ação visa reduzir filas e acelerar diagnósticos no interior.
- Carreta da Saúde da Mulher já atendeu mais de 70 mil pessoas.
O governador Wilson Lima vistoriou neste sábado (09/08) a estrutura da Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru, a 68 km de Manaus. A unidade móvel atenderá até o dia 13 de agosto com mais de 500 exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.
A ação é parte da estratégia do Governo do Amazonas para ampliar o acesso a exames especializados no interior e acelerar o diagnóstico de doenças, especialmente o câncer de mama.
Leia Mais:
Governo reforça atendimento no interior
Durante a visita, o governador destacou que a carreta permanecerá no município até atender toda a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A nossa carreta só vai sair daqui quando todo mundo for atendido”, afirmou Lima.
Também participaram da vistoria os deputados estaduais Alessandra Campelo e Cristiano D’Angelo, além da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel.
Como funciona a Carreta da Saúde da Mulher?
Instalada no estacionamento do Sesc, a unidade móvel funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta é realizar 530 exames, sendo 300 ultrassonografias e 230 mamografias.
Os exames incluem abdômen total e superior, aparelho urinário, tireoide, transvaginal, obstétrica, pélvica e próstata via abdominal. O atendimento é feito por equipe especializada com equipamentos de alta tecnologia.
Histórico e impacto da iniciativa
Desde 2023, as Carretas da Saúde já realizaram mais de 70 mil atendimentos no Amazonas, alcançando bairros de Manaus e municípios como Iranduba, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Parintins.
A estratégia conta com três unidades móveis: uma para tomografia e duas para mamografia e ultrassonografia. O objetivo é descentralizar o atendimento e reduzir as filas no sistema de regulação.
Moradores aprovam o serviço
A enfermeira Orlanda Florindo Ferreira, de 39 anos, foi uma das atendidas. “A Carreta da Saúde facilita muito, pois alguns exames precisavam ser enviados para Manaus. Agora, conseguimos agilizar o acompanhamento médico”, relatou.
Em julho, Manacapuru já havia recebido a Carreta da Tomografia, que realizou 691 exames em uma semana com funcionamento 24 horas, dando suporte ao Hospital Geral da cidade.
Leia também
Hérnia: mais de 9 mil fizeram cirurgia no Amazonas
Aleam fecha o primeiro semestre com Leis sancionadas e apresentação de PL’s voltados à Saúde