Ver resumo
- Wilson Lima inaugura duas salas de Telessaúde em Apuí.
- Estrutura oferece 12 especialidades e telediagnóstico em 10 minutos.
- Município agora integra rede com 76 unidades no estado.
- Telessaúde no Amazonas amplia atendimento médico especializado no interior.
O governador Wilson Lima inaugurou, na quarta-feira (06/08), duas novas salas do Programa Telessaúde em Apuí, município a 453 km de Manaus. A iniciativa integra o projeto Saúde AM Digital e amplia o acesso a consultas especializadas no interior do Amazonas.
Com a entrega, Apuí passa a fazer parte dos 28 municípios, além de Manaus, com salas físicas do programa, que agora totaliza 76 unidades em funcionamento no estado. A meta do governo é atingir os 62 municípios até o fim de 2025.
Leia Mais:
Governo investe em tecnologia para ampliar atendimento
As novas salas funcionam na UBS Anízio Ferreira, no bairro São Sebastião, e contam com equipamentos de videoconferência, eletrocardiograma, internet e prontuário eletrônico. O espaço permite atendimento em 12 especialidades médicas, como cardiologia, psiquiatria, ortopedia e nutrição.
Durante a inauguração, Wilson Lima destacou o papel da tecnologia na regionalização da saúde: “O paciente vai ter na palma da mão, no aplicativo, todo o seu histórico de saúde”.
Como funciona o atendimento digital no interior?
Além das consultas, o serviço oferece telediagnóstico por eletrocardiograma, com laudos emitidos em até 10 minutos. Os agendamentos são feitos pelo aplicativo Saúde AM Digital, que também permite acesso a receitas, laudos e histórico clínico.
O governo também disponibiliza atendimento automatizado via WhatsApp, pelo número (92) 3190-1504, facilitando o contato com os serviços de saúde.
População aprova facilidade no acesso a especialistas
Francisca Rocha, de 57 anos, moradora de Apuí, relatou os benefícios do novo serviço: “Eu faço acompanhamento cardiológico em Porto Velho, são 600 km. Agora posso continuar o tratamento direto pelo site com o médico”.
“Isso é um avanço”, afirmou o governador. “Estamos trazendo mão de obra especializada para as prefeituras”.
Três impactos do Telessaúde no Amazonas
- Redução de deslocamentos para capitais ou grandes centros.
- Diagnósticos mais rápidos e acompanhamento contínuo.
- Fortalecimento da atenção básica nos municípios do interior.
Leia também
Aplicativo usado pela SES-AM ajuda a identificar 37 casos suspeitos de câncer bucal no Amazonas