O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) começa a emissão da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no próximo dia 1º de junho.
Para os habilitados que já possuem a atual CNH, a mudança não será obrigatória.
Leia Mais:
A troca será feita quando o usuário fizer a renovação, inclusão de nova categoria, ou solicitar a 2ª via do documento após 1º de junho.
Por esse motivo, a emissão da CNH fica suspensa até o dia 31 de maio para a implantação do novo modelo do documento.
A nova CNH sofrerá mudanças significativas, que vão de alterações na identidade visual, inclusão do nome social e dos pais afetivos.
A mudança para o novo modelo de CNH não implica a retirada dos pontos já obtidos pelo condutor que tenha cometido infração de trânsito.
A modificação ocorre somente no documento, mas não no prontuário do motorista, onde ficam registradas as penalidades cometidas.
O órgão de trânsito ressalta que, desde abril do ano passado, quando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu alterações, a pontuação máxima para o condutor perder o direito de dirigir subiu para 40 pontos.
Pela nova regra, os condutores que atingirem 20 pontos na carteira e tiverem duas infrações gravíssimas, terão a CNH suspensa.
A suspensão também vale para aqueles que tiverem 30 pontos e uma infração gravíssima, ou 40 pontos e nenhuma infração gravíssima.