O membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PL), ressalta os investimentos divulgados pelo Governo Federal na última sexta-feira (11) para o Estado do Amazonas por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo serão mais de R$ 47 bilhões investidos em obras no Estado, beneficiando as áreas de transporte, educação e saúde.
O deputado destacou a importância das obras que serão realizadas na área de transportes. Estão previstas a readequação da BR-174 (Manaus-Boa Vista) e BR-230 (Transamazônica), a adequação do terminal aéreo de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Manicoré (distante 332 km da Capital) e Maués (276 km), ampliação do aeroporto de Lábrea (702 km) e a melhoria das pistas nos aeroportos em Santa Isabel do Rio Negro (630 km) e Santo Antônio do Içá (880 km).
Leia Mais:
Também serão reformadas Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) em 17 municípios, além da construção do novo terminal de passageiros em Coari (363 km) e a reforma do terminal de Parintins (369 km). “O Amazonas sempre enfrentou muitas dificuldades logísticas e realizar esses investimentos é uma forma de enfrentar esses desafios e levar qualidade de vida para população”, afirmou Cabo Maciel.
Foram divulgadas obras para o Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 8.727 unidades habitacionais em 43 municípios, a construção e retomada de obras em creches e escolas em 58 municípios, e a retomada e conclusão de 22 Unidades Básicas de Saúde em diversos municípios e a estruturação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e adulto em Humaitá (590 km), Parintins, Tefé (523 km) e Tabatinga (1.108 km).
Itacoatiara
Para Itacoatiara constam sete obras públicas pelo PAC, sendo duas referentes a construções de unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, uma em relação à retomada e conclusão de obras de infraestrutura para Educação Básica, como creches, escolas e quadras e uma dedicada à construção de Unidades Básicas de Saúde.
As três obras previstas restantes são da área de transporte, sendo o estudo e projeto de um terminal de passageiros, a reforma de uma instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e o Terminal de Uso Privado (TUP) no distrito de Novo Remanso. “Esse pacote de investimentos vai levar melhorias para a população da Velha Serpa, fazendo chegar lá na ponta serviços públicos e cidadania. O meu mandato vai estar atento para que esses investimentos se concretizem e mudem a vida de quem passa por dificuldades”, garantiu.